Para realizar transações financeiras e obter informações por computador via Internet, os clientes devem conhecer os riscos a que podem estar sujeitos e quais as medidas preventivas que devem adotar para evitá-los. Confira abaixo as nossas recomendações:


Cuidados que você deve ter com o seu computador


Instale antivírus, firewall e antispyware no seu computador e mantenha-os sempre atualizados. Execute o antivírus nos arquivos que baixar da internet, ou que receber por e-mail.


Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança.


Não utilize programas piratas ou desconhecidos.


Utilize a Internet com segurança


Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, Cavalos de Tróia e outras aplicações prejudiciais, que embora ocultas para o usuário, permitem a ação de fraudadores sobre sua conta, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado.


Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.


Evite navegar em sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites confiáveis.


Cuidado com e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados e hyperlinks suspeitos. É mais seguro "deletar" os e-mails não solicitados e que você não tenha absoluta certeza que procedem de fonte confiável.


Nunca forneça dados pessoais por e-mails ou acesse hyperlinks como, por exemplo, consultas, débitos, créditos e fototorpedos.


Tome cuidado especialmente com arquivos e endereços obtidos em salas de bate-papo (chats). Alguns desses chats são freqüentados por hackers.


Utilize o Internet Banking Votorantim com segurança


Só utilize equipamento efetivamente confiável. Evite acessar sua conta de locais públicos, como Lan Houses ou Cybercafés. Eles podem conter antivírus desatualizados e vírus preparados para capturar seus dados.


Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer irregularidade, entre imediatamente em contato com o Banco Votorantim, através do telefone 0800 772 8086 ou pelo e-mail suportecanais@bv.com.br


Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que executou, entre em contato com o Banco Votorantim. Prevenção é a melhor forma de segurança.


O código do Dispositivo de Segurança é solicitado somente no Internet Banking Votorantim.


Nunca forneça mais de um código do Dispositivo de Segurança em uma mesma transação.


Ao acessar o Internet Banking com o e-CPF, sempre feche a janela do browser para encerrar a navegação. Senão, seu e-CPF continuará logado.


Senhas


Troque a sua senha de acesso ao Internet Banking periodicamente.


A senha de acesso ao Internet Banking é de uso pessoal, porém nunca utilize números que tenham alguma relação com você, como datas de nascimento, números de telefone, de documento de identidade, da residência ou números seqüenciais.


Evite anotar sua senha. É mais seguro memorizá-la.


Jamais revele sua senha a terceiros.


Nenhum funcionário do Banco Votorantim está autorizado a solicitar sua senha ou código do Dispositivo de Segurança. Não forneça sua senha em hipótese alguma.